Estamos com você 24h por dia, 7 dias por semana.

Blog TRIAD

Pesquisar

Viagem de fim de ano: mantenha a manutenção em dia

Chegou a época que muita gente espera: o fim de ano. Mas este também é o período em que se registra o maior número de acidentes rodoviários. A falta de manutenção preventiva nos carros está relacionada com 30% dos acidentes urbanos e rodoviários no Brasil, segundo pesquisa feita pelo Instituto Scaringella de Trânsito.

Por isso, encoste seu carro em uma mecânica para uma manutenção preventiva antes de cair na estrada e evite surpresas desagradáveis.

Um carro com a manutenção em dia dificilmente vai te deixar na mão. E não há nada pior do carro quebrado na estrada durante uma viagem. Fora o contratempo com os passageiros ou com a carga (no caso de empresas), a dor de cabeça de chamar o guincho durante uma viagem só não é mais atordoante do que a dor no bolso.

Por conta da correria do fim de ano, vale a pena marcar com antecedência. Uma dica é agendar a sua no centro automotivo de sua confiança e não deixar para a véspera da viagem.

Para te ajudar com isso, preparamos algumas dicas que vão garantir o sucesso da sua viagem.

PNEUS:

Lembre-se: pneus murchos aumentam o consumo de combustível, fazem a direção puxar e desgastam de forma irregular, enquanto os muito cheios deixam o carro desconfortável e também se desgastam de forma irregular. Veja no manual (ou no canto da porta do motorista) quais são as pressões recomendadas pelo fabricante do veículo.

ÓLEO DO MOTOR:

É responsável por evitar que o atrito entre as peças internas cause um desgaste excessivo. Ou seja, rodar com o óleo vencido contribui para acelerar a desvalorização do veículo.

FREIOS:

Conta com diversos componentes que se desgastam ao longo do tempo e demandam trocas periódicas. É o caso de pastilhas, discos, pinças e fluido. O ideal é que a substituição das peças seja feita por um profissional especializado, de modo que o sistema não sofra nenhum dano e você possa dirigir com o máximo de tranquilidade.

SUSPENSÃO:

O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota.

CORREIRA DENTADA:

A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.

RADIADOR:

Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. E peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.

SISTEMA ELÉTRICO, FARÓIS E LÂMPADAS:

Para viajar com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado. A revisão de carros é uma prática indispensável para quem deseja rodar com segurança e ficar longe de outros problemas. Ao fazer a revisão automotiva na frequência indicada, você conserva o seu veículo e garante mais proteção para a família.

Compartilhe o conteúdo da Triad!

Simule sua Proteção

Após o envio dos seus dados entraremos em contato e enviaremos sua simulação.