Estamos com você 24h por dia, 7 dias por semana.

Blog TRIAD

Pesquisar

Saiba se é o momento certo para trocar o seu carro

Sentimos quando o funcionamento do nosso corpo humano não vai bem, com os carros não é diferente, ouvimos barulhos, a parte elétrica dá sinal ou em algum momento algo inesperado acontece.

Estes sinais emitidos pelos automóveis chamam a atenção para alguns pontos, e o principal deles é se chegou o momento certo de trocar o seu carro, por um novo ou seminovo, que irá parar na sua garagem.

Os fatores que devem ser levados em consideração na decisão de trocar o carro são:

  • o financeiro,
  • gastos com manutenção,
  • despesas anuais e
  • se o mercado está propício.

A melhor hora para se trocar o seu carro deve vir então após entender as necessidades e os benefícios que uma possível troca trará. Os carros com o tempo começam a dar mais gastos com a manutenção e perdem valor no mercado.

Diante disso, muitos se perguntam se é o momento para fazer a troca, veremos isto neste artigo.

Custo com manutenção

A manutenção preventiva do manual do proprietário, evita a manutenção corretiva, a mesma é feita na concessionária dentro do período de garantia.

No geral, as revisões para carros 0 km são feitas a cada 10.000 quilômetros rodados dentro do primeiro ano, algumas marcas podem ser 5 mil km ou pouco mais que isso.

O manual do proprietário indica os períodos para a revisão e comparecimento a concessionária, em automóveis mais modernos o computador de bordo sinaliza estas informações.

Além do mais, o aumento dos quilômetros percorridos e o tempo ocasionam mais chances de defeitos, desgastes e quebras nas peças, e o veículo também chega na fase de não estar mais coberto pela garantia da fabricante, ou seja, aumenta os gastos.

Nos pós garantia, recomenda-se manter o intervalo de manutenção a cada 10 mil km rodados. E quanto mais velho o carro for, mais atenção para a manutenção sobre os quilômetros percorridos, que tendem a ser mais frequentes a necessidade de revisão.

Situações não previstas com manutenções aumentam os gastos, e por isso é bom planejar trocar o seu carro antes que comecem a aparecer os problemas.

Despesas anuais do veículo

Anualmente há cobrança do IPVA, DPVAT e Licenciamento.  Estes itens fazem parte do orçamento para se ter um veículo pronto para rodar, os impostos tendem a ficar mais baratos a cada ano, porém o seguro não.

E é necessário perceber então se o modelo do carro é visado em relação a roubo ou furto, pois aí a necessidade de um gasto maior com seguro que o proteja.

Os gastos anuais requerem assim um planejamento financeiro, que geralmente é coberto pelo 13º salário para a maioria dos brasileiros. Por isso é necessário separar a vontade de necessidade.

Fique de olho no mercado 

O mercado automotivo ainda está aquecido devido a procura por carros novos e seminovos, e isso refletiu no aumento dos preços dos veículos no geral.

A causa da queda da produção de veículos ocorreu no período mais crítico da pandemia, onde gerou diminuição na fabricação, por falta de semicondutores e peças, e acarretou grandes filas para comprar um carro. A demanda e oferta determinam aumento nos preços.

Atualmente o mercado está retomando crescimento na produção, em 2023 apontou 2,2% de acordo com dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), mas ao mesmo tempo as taxas de juros dificultam as vendas.

Assim, estar atento às taxas de juros na hora de financiar, ou obter uma melhor negociação fazem a diferença no bolso, o melhor seria comprar à vista. 

Confira dicas importantes para acertar na troca

Separamos as melhores dicas de acordo com o mercado para você realizar o sonho de trocar o seu carro. Vamos lá.

As marcas tendem a lançar novos modelos, com isso a linha anterior fica melhor para ser negociada. E pode ser um bom momento. Também fique de olho no final de mês nas concessionárias, pois elas estão em busca de bater metas e fazem de tudo para vender mais.

Datas comemorativas como dias mães, pais, namorados, Black Friday e final de ano, podem trazer ofertas. Sem contar os primeiros trimestres de cada ano onde o mercado tende a esfriar nesse período e há uma queda nas vendas e nos preços.

Antes de realizar a compra de um novo carro ou seminovo confira na tabela Fipe

(Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a tabela  Fipe mostra os preços médios praticados na venda de veículos no mercado nacional. E boa compra!

Compartilhe o conteúdo da Triad!

Simule sua Proteção

Após o envio dos seus dados entraremos em contato e enviaremos sua simulação.