Feliz Ano Novo? Quase, né?! Ainda faltam algumas semanas para começar o 2023. Pela frente, serão mais 365 dias de muitos desafios e certezas: os boletos vão te acompanhar.
Em meio às comemorações e os gastos extras que acontecem em dezembro, chega o momento de planejar como serão feitos os pagamentos dos tributos do ano seguinte. Mais do que débitos, são tarifas essenciais a serem pagas para podermos dirigir tranquilo e não sermos pegos de surpresa.
Para te ajudar a não esquecer, listamos abaixo alguns desses gastos.
IPVA
Se você tem um carro, moto, van, caminhão, qualquer tipo de veículo, sabe muito bem que no início do ano o famoso IPVA deve ser pago. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, conhecido como IPVA, é um tributo cobrado anualmente daqueles que possuem automóveis.
De modo geral, a porcentagem da alíquota do IPVA varia de estado para estado e o cálculo é feito com base no valor do veículo de acordo com a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Somente após o pagamento desse imposto você conseguirá fazer o licenciamento do veículo, documento que permite a circulação do automóvel por todo o Brasil.
Vale lembrar que muitos estados oferecem descontos para pagamentos à vista do IPVA. Todavia, dependendo da região, é possível também pagar o IPVA em parcelas. Geralmente, as prestações da taxa são divididas em até três vezes. Para isso, é preciso quitar a primeira parte até uma data limite específica. Se não tiver recebido nenhuma infração durante o ano, você poderá receber um abatimento que varia entre 5% e 15%.
DPVAT
O seguro DPVAT é outro custo que não tem como abrir mão, até pela sua importância em cobrir eventuais indenizações de acidentes de trânsito. Para pagá-lo, é simples: cobrado uma vez por ano, ele deve ser acertado junto ao IPVA, seja na primeira parcela ou quando for à vista.
Licenciamento
Já esqueceu de pagar o documento do carro? Saiba que não está sozinho, muitos acabam se esquecendo de deixar em dia o CRLV. Ao não fazer o pagamento, problemas à vista: se for pego com o licenciamento antigo, é infração gravíssima, sete pontos na CNH, além de multa de R$ 293,47.
Por isso, o licenciamento atualizado atesta que o carro está em condições de circular nas vias. Além disso, ele é um documento obrigatório que o proprietário do automóvel necessita portar sempre que dirigir. O pagamento varia conforme o estado e deve ser feito anualmente.
Planejamento acima de tudo
Coloque todos os gastos na ponta do lápis e crie um plano para pagar cada uma dessas despesas. Anote tudo o que entra, como salário e outras fontes de renda, e subtraia por todos os gastos fixos e variáveis dos meses de 2021. Depois de detalhar todos esses valores, o ideal é que ainda sobrem 15% da sua renda para quitar qualquer dívida ou aplicar em investimentos. Comece anotando os primeiros três meses e você vai perceber que, aos poucos, vai ficar muito mais fácil criar esse hábito! Sobrou uma graninha do 13° salário? Ótima oportunidade para usá-lo e pagar as contas relacionadas ao veículo.
É evidente que ter um carro vai muito além da compra. Mas para entender a fundo o custo disso, sobretudo no começo do ano, a melhor maneira é colocar tudo na ponta do lápis e gerenciar os seus gastos da melhor maneira.