Você gira a chave e nem sinal do carro dar partida. Olha, não é por nada não, mas é um mau sinal de que o motor do carro pode estar travado e, consequentemente, fundido.
Um dos pesadelos de todo motorista é passar por esta situação. Por isso, ter cuidados com a mecânica do carro para que esse e outros problemas não aconteçam é fundamental.
Esse defeito acontece devido ao superaquecimento do motor e, além de ser uma dor de cabeça, não fica barato para o proprietário consertar. Como é necessário fazer a troca de muitas peças caras para corrigir o problema, a prevenção é a melhor solução.
Você sabe por que o motor do carro funde? Vamos mostrar neste post o que fazer para evitar esse transtorno para a sua vida.
Rodar com o radiador sem água
Como o radiador é o principal responsável pela refrigeração do motor, qualquer anormalidade pode comprometer seu funcionamento.
O que mais costumamos deixar passar é o nível de água desse sistema. Ao não verificar com frequência o radiador, muitas vezes podemos permitir que ele trabalhe com pouca água. Isso pode fazer com que a temperatura não seja controlada corretamente e, consequentemente, funda o motor.
Esquecer de manter o sistema de lubrificação em dia
O sistema de lubrificação também é um grande responsável por manter a temperatura da mecânica do carro normal. O óleo lubrificante tem a função de diminuir o atrito entre as peças móveis do motor.
Não verificar as mangueiras do motor
O que mantém a temperatura do carro no nível correto é o funcionamento do sistema de lubrificação e o de arrefecimento. Como esses sistemas trabalham por meio da movimentação de fluidos, o bom estado das mangueiras é importantíssimo.
Qualquer ressecamento ou rachadura nessas peças pode ocasionar vazamentos e a má condução do óleo e da água. Com o desabastecimento desses líquidos, a temperatura sobe e pode fundir o motor.
Combustível de má qualidade
As soluções adulteradas apresentam compostos químicos nocivos ao interior do motor. Não bastasse isso, a mistura de baixa pureza também implicará em uma queda no desempenho, observada no aumento do consumo.
Dada a ineficácia da mistura, o carro poderá fundir de duas maneiras. Primeiro, por meio do sobre-esforço contínuo do motor, na tentativa de extrair eficiência de um combustível de baixíssima qualidade.
Em segundo lugar, por meio do desgaste acelerado ocasionado pelo contato do combustível adulterado com os componentes internos. Isso acaba prejudicando todos os filtros, bicos e reservatórios por onde passara.
Faça a manutenção preventiva
Realizar as manutenções no tempo correto, além de evitar esse problema, também ajuda a preservar o carro, evitando surpresas e defeitos indesejados que, muitas vezes, aparecem nas piores horas.
Procure um mecânico de sua confiança e programe um calendário de revisões. Afinal, prevenir é melhor que remediar, não é mesmo?!