Os números de acidentes fatais envolvendo motoristas acendem o sinal amarelo sobre a responsabilidade de todos pela segurança no trânsito. O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, onde morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas. Algumas das maiores causas de acidentes são o excesso de velocidade, a embriaguez e o uso do celular enquanto dirige.
Neste ano, na Semana Nacional de Trânsito, a TRIAD, que é especializada em proteção veicular, aborda o tema “no trânsito sua responsabilidade salva vidas”. A mobilização acontece de 18 a 25 de setembro e é marcada por ações de conscientização voltadas a motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres.
Uma programação especial foi montada para despertar a atenção dos condutores. Confira:
PROGRAMAÇÃO
- Blitz educativa com equipe de consultores, de segunda a sexta-feira, uniformizados em pontos estratégicos da cidade, com faixas no semáforo abordando sobre o tema da Semana Nacional do Trânsito.
- Haverá distribuição de material gráfico nas ações de trânsito com conteúdo informativo e educativo, além de informações básicas sobre a proteção veicular TRIAD.
- Todas as ações da TRIAD na Semana Nacional do Trânsito terão cobertura em vídeo e serão compartilhas nas redes sociais.
MAIS ATENÇÃO NO TRÂNSITO
Hoje, todos os carros fabricados no país têm que sair de fábrica com airbags e com freios abs, que evitam o bloqueio das rodas. Ou seja, a evolução da tecnologia, da segurança, é evidente. Mas é preciso atenção dos motoristas no trânsito.
Segundo o Observatório de Segurança Viária, 90% dos acidentes são relacionados ao comportamento do motorista. E não adianta apenas ter ruas e estradas novas e carro seguro.
É essencial o respeito, precaução e responsabilidade no trânsito. Algumas medidas ajudam a evitar acidentes:
- Não dirigir alcoolizado;
- Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
- Não ultrapassar o limite de velocidade;
- Usar sempre o cinto de segurança;
- Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
- Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.
Para reduzir o número de acidentes no país é preciso uma conscientização maior de motoristas. O aumento das fiscalizações também ajuda na redução das estatísticas. Somente assim vamos conseguir mudar a catástrofe que é o acidente de trânsito.